IV Jornada “História Moderna em Foco”: 50 Anos de “O Mundo de Ponta-Cabeça”

É com enorme satisfação que convidamos a todas, todos e todes para a IV edição da Jornada “História Moderna em Foco”. Nesse ano, o evento ocorrerá no dia 9 de novembro de 2022, na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos.

Desde 2017, o objetivo das Jornadas é viabilizar e fortalecer espaços de discussão a respeito da Época Moderna, reunindo pesquisadores de diferentes níveis e estudantes de graduação e pós-graduação interessados em variados temas e perspectivas de análise acerca da Primeira Modernidade. Durante o contexto da pandemia da COVID-19, interrompemos nossas atividades, mas diante da melhora da situação sanitária e da reabertura da universidade, retomamos a Jornada em uma edição reduzida, direcionada à discussão de O Mundo de Ponta-Cabeça do historiador britânico Christopher Hill. Obra célebre da historiografia sobre a Revolução Inglesa e estudo inovador da “história vista de baixo”, o livro completa 50 anos de sua publicação original e 35 da tradução em língua portuguesa. Para a ocasião, organizamos três mesas-redondas para abordar a obra de Hill, a História Social Inglesa e a contribuição de O Mundo de Ponta-Cabeça para os estudos históricos.

Em 2022, excepcionalmente, não receberemos inscrições para apresentação de comunicações, mas as inscrições para ouvintes da IV Jornada já estão abertas. A programação completa será divulgada nos próximos dias.

Para mais informações, confira nossa página do Facebook, nossos perfis do Instagram e do Twitter, nosso blog, ou envie um e-mail para: modernaemfoco@gmail.com.

Inscrições de ouvintes: ENCERRADAS

Programação completa: CLIQUE AQUI

Transmissão ao vivo pelo canal do Topics in Early Modern Studies no YouTube. Acesse à playlist do evento AQUI.

Local: Sala da Congregação (no térreo do prédio da administração do campus Guarulhos da Unifesp). Veja como chegar.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search