ANPUH 2019 – ST Novos olhares sobre a Época Moderna (séc. XV-XVIII)

Foi aprovado no próximo simpósio da ANPUH um ST dedicado à História Moderna em sentido mais amplo. É o ST 126 “Novos olhares sobre a Época Moderna (séc. XV-XVIII)”, coordenado por Luís Filipe Silvério Lima (da Unifesp e deste grupo) e Marília de Azambuja Ribeiro (da UFPE). O resumo do ST segue ao fim do post.

As inscrições de propostas de comunicações abrirão em 14 de janeiro. O 30. Simpósio da ANPUH ocorrerá entre 15 e 19 de janeiro em Recife, no campus da UFPE.


Novos olhares sobre a Época Moderna (séc. XV-XVIII)

Coordenadores: Luís Filipe Silvério Lima (Unifesp), Marília de Azambuja Ribeiro (Universidade Federal de Pernambuco).

Resumo: Este simpósio temático pretende ser um espaço para discussão de pesquisas sobre a Época Moderna, buscando atrair pesquisadores/as, estudantes e professores/as que se dedicam ao estudo do período, desde o séc. XV até o séc. XVIII. Menos do que uma proposta que busque se filiar a correntes e abordagens historiográficas específicas (História Social, História Cultural, História Política etc.), o ST quer incentivar o debate entre perspectivas teórico-metodológicas, buscando promover uma interlocução entre os pesquisadores brasileiros que se têm dedicado ao estudo da História Moderna. Ao mesmo tempo, a extensão espacial e temática pretendida por este simpósio não se restringe ao contexto europeu e assim também visa abrigar pesquisas que analisem a circulação de sujeitos, ideias, objetos e produtos por todos os continentes. Serão especialmente bem-vindas propostas que possibilitem o diálogo entre espaços, métodos, enfoques diversos, seja em sua própria formulação, seja na abertura para a reflexão coletiva. Seguindo esforços anteriores em encontros da ANPUH, têm-se, por fim, como meta possibilitar um retrato da produção na área ao mesmo tempo que fomentar os estudos historiográficos sobre História Moderna no Brasil.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.