Programação
Programação Unifesp, 9 e 10 de novembro de 2023 – Clique aqui.
Programação UnB, 13 e 14 de novembro de 2023 – Clique aqui.
Resumos
Comunicações das sessões temáticas
Clique aqui para acessar os resumos das comunicações na Universidade de Brasília.
Conferências internacionais
O caso do falso d. Sebastião de Veneza e as origens do sebastianismo
André Belo – Université Rennes 2, França
O sebastianismo nasce da negação de uma verdade dada como oficialmente provada (a morte do rei de Portugal d. Sebastião na batalha de Alcácer Quibir). Essa negação conseguiu ocupar um lugar de verdade quase oficial na ‘memória coletiva’ portuguesa e também na de países como o Brasil. O episódio que esteve principalmente na origem dessa operação de refutação da morte do rei português foi aquele que foi protagonizado pelo calabrês Marco Tullio Catizone, que se fez passar por d. Sebastião em Veneza a partir de 1598 e acabou sendo condenado à morte em 1603, no sul da Espanha. A reconstituição detalhada deste caso permite perceber que, fora do pequeno círculo dos seus apoiantes, a reivindicação do calabrês nunca foi verdadeiramente levada a sério pelos poderes da época. No entanto, isso não impediu que estes fizessem um uso político do rumor. Estes cálculos políticos, feitos pela república de Veneza, pelo grão-duque da Toscânia, pelo rei de França e em certa medida pelo rei de Espanha e Portugal, engrossaram a especulação à distância sobre a identidade do prisioneiro e acabaram por se tornar no principal argumento dos que defendiam que o homem era realmente d. Sebastião. Derrotados na sua reivindicação e perante a justiça penal, eles ganharam, ou pelo menos não perderam, a batalha da opinião para a posteridade. O rumor transformou-se numa narrativa e num tópico consolidados, que os acontecimentos politicos da “Restauração” de 1640 legitimariam por outras vias. O principal objetivo da conferência é desenvolver e explicitar estes paradoxos e fatores imprevistos que estiveram na origem do mito sebastianista.
História da expansão ou história da atração? As diplomacias indígenas na formação dos impérios ibéricos
Zoltán Biedermann – University College London, Reino Unido
É bem conhecida a noção de que Portugal e Espanha se “expandiram” a partir do século XV, criando assim dois impérios com ambições planetárias e os fundamentos do mundo globalizado em que vivemos. Mas quem os ajudou, como e porquê, no estabelecimento dos seus fortes e feitorias? Quem tomou a iniciativa quando se tratou de estabelecer relações estáveis? Existirá toda uma “história da atração” ainda por contar, complementar à tradicional “história da expansão”? Se tal for o caso, quais são os desafios metodológicos e éticos que uma redescoberta das diplomacias indígenas e do seu impacto global acarreta? O trabalho que propomos explora estas questões através de uma análise comparada de primeiros contactos na África Ocidental, Caraíbas, Brasil e Ásia
Meridional ocorridos entre c. 1440 e 1510.
Informações práticas
Inscrições para ouvintes
As inscrições para ouvintes já estão abertas, são gratuitas e devem ser feitas online para cada cidade do evento!
→ Inscrições para ouvintes – UnB clicando aqui. Atenção: A inscrição é obrigatória e as vagas para ouvintes são limitadas. Dúvidas sobre como se inscrever? Veja os tutoriais de inscrição para estudantes, docentes e técnicos da UnB (clique aqui) e para membros da comunidade externa à UnB (clique aqui).
→ Inscrições para ouvintes – Unifesp clicando aqui.
Dicas de alimentação, transporte e hospedagem
Confira sugestões práticas para o evento na Universidade de Brasília clicando aqui.
Confira sugestões práticas para o evento na Unifesp clicando aqui.
Como chegar aos locais do evento na Unifesp e na UnB.
Redes sociais das Jornadas
Site oficial: https://hmoderna.hypotheses.org/jornadas/v-jornadas-historia-moderna-em-foco
Twitter @modernaemfoco
Facebook @historiamodernaemfoco
Instagram @modernaemfoco
E-mail: modernaemfoco@gmail.com
Datas importantes
Até 8/9/2023 – Envio de propostas de comunicações clicando aqui.
9/10/2023 – Publicação da Programação Final
9 e 10/11/2023 – Primeira parte das Jornadas, na Unifesp
13 e 14/11/2023 – Segunda parte das Jornadas, na UnB
Equipe
Organização
Luís Filipe Silvério Lima (Unifesp)
Marina Bezzi (UnB)
Comitê científico
Ana Paula Torres Megiani (USP)
Bruno Feitler (Unifesp)
Jacqueline Hermann (UFRJ)
Júnia Ferreira Furtado (UFMG)
Luiz César de Sá Júnior (UnB)
Marília de Azambuja Ribeiro (UFPE)
Maximiliano Max Menz (Unifesp)
Rodrigo Nunes Bentes Monteiro (UFF)
Rui Luís Rodrigues (Unicamp)
Realização
Programa de Pós-Graduação em História da UnB (poshis.unb.br)
Programa de Pós-Graduação em História da Unifesp (ppg-historia.unifesp.br)
Apoio
Departamento de Hist´´ória da UnB (his.unb.br)
Instituto de Ciências Humanas da UnB (ich.unb.br)
h_moderna: Rede Brasileira de Estudos em História Moderna (modernistas.hypotheses.org)
Financiamento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Chamada para comunicações
É com muito prazer que convidamos a todas, todos e todes para a V Jornadas “História Moderna em Foco”.
Este ano as Jornadas ocorrerão em duas cidades diferentes: nos dias 9 e 10 de novembro de 2023, na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos, e nos dias 13 e 14 de novembro no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro.
Desde 2017, o objetivo do encontro é fortalecer espaços de discussão a respeito da Época Moderna. São bem-vindas propostas de comunicação de estudantes de graduação e pós-graduação, bem como de recém-doutores e recém-mestres que defenderam seus trabalhos nos últimos dois anos. As propostas poderão abordar temas e espaços variados, entre os séculos XV e XVIII, a partir de diversas perspectivas, tais como: História Política, Cultural, Econômica, Social, Intelectual, do Cotidiano, da Religião, Ambiental, do Conhecimento, Ensino de História, Extensão na área de História Moderna, entre tantas outras.
As inscrições de propostas de comunicação estão abertas até 31 de agosto de 2023. Para submeter uma proposta de comunicação é preciso preencher o formulário de inscrição (clique aqui) juntamente com um resumo de no máximo 300 palavras acompanhado de 5 palavras-chave. As cartas de aceite, contendo outros detalhes sobre o evento, serão enviadas posteriormente.
Para mais informações, acompanhe nossos perfis no Twitter, Facebook e Instagram, ou nos escreva pelo endereço: modernaemfoco@gmail.com.